sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O que é a Fé: Uma análise de Hebreus 11:1



"Ora, a fé é a certeza das cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem".

 
É bom estudar os detalhes de um texto, principalmente quando este faz parte do Livro inspirado por Deus, a Bíblia. De apenas um versículo podemos extrair e aplicar lições doutrinárias, repreensivas, corretivas e educativas. Analisando o primeiro verso do capítulo da fé (Hebreus 11), encontramos a melhor definição do que seja a fé. Vamos analisar este versículo em seus pormenores:

I. "A FÉ", do heb. Heemim; do gr. Pistis; do lat. Fides. Na sua etimologia parece significar "constranger", no sentido da necessidade que o homem tem em depositá-la em Deus. Vejamos outras descrições do que seja a fé:
·       Firme persuasão, convicção baseada no ouvir.
·       Firme convicção produzida de uma completa revelação de Deus da verdade.
·       Rendição pessoal a Deus, com uma conduta motivada por tal rendição (II Co. 5:7).
·       Fé e obediência andam juntas (Tg. 2: 18-20). 
Ambas as definições acima enfatizam a fé como sendo baseada no conhecimento da revelação divina. O apostolo Paulo escreve: "Porque a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus" Rm. 10:17. O conhecimento da Palavra faz germinar a fé genuína no coração do homem. Quanto mais conhecemos a Palavra, mais conhecemos a Deus e mais fé temos nEle.

II. "É A CERTEZA", certeza é conhecimento seguro de algo.  

III. "DE COUSAS QUE SE ESPERAM", refere-se às promessas de Deus no futuro, seja longínquo ou próximo. Fé é estar confiante em receber de Deus todas as suas promessas. Tal confiança nos faz descansar nEle, sabendo que o cumprimento das promessas pode demorar, mas inevitavelmente se efetuará. Podemos esperar seguros em tudo o que Deus esta guardando para nós.

IV. "A CONVICÇÃO". Convicção é certeza adquirida por demonstração. A demonstração do poder de Deus em Jesus Cristo na sua encarnação, morte, ressurreição e ascensão aos céus; como também na transformação que Ele realiza na vida daqueles que o confessam como Dono de suas vidas. Outra definição:
·        "Persuasão íntima": Crê com o coração (o coração é usado figuradamente na Bíblia como sendo o centro das decisões do homem. Crer com o coração envolve o intelecto, as emoções e a vontade).  Rm. 10:10.


V. "DE FATOS QUE NÃO SE VÊEM", Estes "fatos" mencionados na definição da fé em Hebreus 11:1 incluem o passado, presente e futuro:

Fatos do Passado como a criação do mundo e do homem, o dilúvio, a história do povo de Israel, a encarnação do Verbo, seu nascimento virginal, seus milagres, sabedoria, sofrimento, morte na cruz, ressurreição e ascensão aos céus. Não presenciamos estes "fatos" visivelmente, mas temos convicção que são verdadeiros. Isto é fé. 

Fatos do Presente: O Espírito Santo habitando em nossos corpos, a voz de Deus através das Escrituras, a certeza de que Deus nos escuta, nossa regeneração, justificação, redenção, remissão, adoção e posição de santos diante de Deus são acontecimentos invisíveis do presente aceitos pela fé. 

Fatos do Futuro: Acontecimentos escatológicos como a 2º vinda de Cristo, o arrebatamento, o encontro nos ares com Cristo, a transformação de nossos corpos corruptíveis, as Bodas do Cordeiro, a Grande Tribulação, o Reino Milenar de Cristo, a Cidade Santa, a destruição deste mundo, os Novos Céus e Nova Terra, o Julgamento Final, a Vida Eterna habitando na presença de Deus, etc. são fatos futuros críveis pela fé.

CONCLUSÃO

É importante conhecer a fé para que possamos examinar a nós mesmos.
É importante conhecer a fé para discernimos as suas imitações.
É importante conhecer a fé para que possamos nos aproximar de Deus sabiamente.


"De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam". Hb.11:6.



Transcrito do blog do Pr. Alex Gadelha - http://pralexgadelha.blogspot.com