sábado, 18 de setembro de 2010

Corinthians passa pelo Prudente e volta à ponta

Depois de ficar 11 rodadas fora do topo do Campeonato Brasileiro, o Corinthians conseguiu voltar ao lugar que foi seu em nove oportunidades na competição. Neste sábado (18), no Pacaembu, o time passou como um trator pelo Grêmio Prudente e, com a vitória por 3 a 0, dormirá na liderança, com 44 pontos contra 41 do Fluminense.

Dez milhões de pessoas deixaram as favelas no Brasil na última década, diz ONU

Relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) aponta que cerca de dez milhões de pessoas deixaram de viver em favelas no país na última década. Apesar da melhora, a resolução de problemas estruturais, como a construção de casas em áreas irregulares e a falta de saneamento básico, ainda ocorre em ritmo lento, conforme apontam moradores e especialistas.

Do R7, com informações do Jornal da Record

CNJ lança programa para acelerar processos

A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, lança, na próxima segunda-feira (20/9), em São Paulo, o projeto Judiciário em Dia, que vai promover mutirões de julgamento com o objetivo de dar maior agilidade à tramitação dos processos no Judiciário brasileiro.
O projeto terá início no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e conta com a parceria da Corregedoria-Geral da Justiça Federal. A cerimônia de lançamento do programa será realizada às 14h na sede do TRF3, na capital paulista.
Na ocasião, a ministra Eliana Calmon assinará um convênio com o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Francisco Falcão, e o presidente do TRF3, desembargador Roberto Haddad, para a execução do projeto. O mutirão terá seis meses de duração e vai agilizar a conclusão das ações do TRF3. A força tarefa contará com a participação de desembargadores, juízes federais e servidores do TRF3, assim como representantes do Conselho da Justiça Federal e do CNJ.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br

Ultimato de Dorival pode estar ligado a oferta do São Paulo, diz jornal

São Paulo - O jornal O Estado de S.Paulo  informa neste sábado que, inconformado com a multa imposta a Neymar pela diretoria do Santos - a qual considera uma punição muito branda ao atacante, que o ofendeu na partida contra o Atlético-GO -, o técnico Dorival Júnior pediu à diretoria do clube alvinegro que o atleta fosse suspenso por 15 dias e disse que deixaria seu posto caso não fosse atendido.

Segundo o veículo, pessoas ligadas ao jogador, que pediu desculpas publicamente na última quinta-feira, estão indignadas com o treinador, e atribuem sua atitude a uma suposta proposta para comandar o São Paulo.

De acordo com as informações divulgadas, esse grupo ligado a Neymar acredita que Dorival, intencionalmente, pediu a suspensão do atacante já sabendo que não seria atendido - o que lhe "daria" uma desculpa para sair do Santos e firmar um compromisso com o São Paulo.

Conforme informa o jornal, a diretoria do atual campeão paulista e da Copa do Brasil tentará convencer o treinador a ficar no clube, e aceitar que o atacante permaneça no grupo e enfrente o Guarani, em Campinas, no próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro da Série A.

UERN abre inscrição para o processo seletivo vocacionado 2011

Começam nesta segunda-feira (13) as inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado 2011 (PSV 2011), o vestibular da UERN. Estão sendo oferecidas 2.306 vagas, das quais 50% são reservadas para alunos cotistas em cumprimento à Lei Estadual nº. 8.258 de 27 de dezembro de 2002, que destina 50% das vagas para estudantes que tenham cursado, integralmente, o ensino fundamental e médio em escola pública.

As inscrições para o PSV 2011 serão feitas exclusivamente pela internet.


Fonte: mossoronoticias.com.br

Governo do Estado abre processo seletivo para contratação temporária de professor

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (09) o Edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores, visando o preenchimento de vagas nas escolas estaduais, conforme a Lei 9.353 de 19 de agosto de 2010. As inscrições poderão ser feitas pela internet, através do endereço eletrônico da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), www.funcab.org no período de 09 a 15 de setembro de 2010.
Fonte: Mossoronoticias.com.br

Ministério Público disponibiliza material do Vote Limpo

17/9/2010
por Assessoria de Imprensa do MPRN


Está disponível no Portal do MP todo o material publicitário da campanha Vote Limpo. Banners, Cartazes, Spot e VT podem ser descarregados diretamente em seu computador. Idealizada pelo Ministério Público e OAB, a campanha pretende alertar o eleitor para as consequências de práticas como a venda de votos e foi lançada no dia 13 de agosto, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional RN (OAB).

O Vote Limpo conta com o apoio do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO) e do Comitê 9840. Para ter acesso ao conteúdo para download clique no link a seguir http://www.mp.rn.gov.br/pagina.asp?secao=21&cod=51

Presidente Lula vem ao RN próxima quarta-feira

O presidente Luís Inácio Lula da Silva fará uma nova visita ao Rio Grande do Norte na próxima quarta-feira (15). A confirmação foi feita pela deputada federal e candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) coordenadora da campanha de Dilma Roussef no Rio Grande do Norte.

De acordo com a deputada, o presidente vai cumprir agenda administrativa. Está na agenda de Lula no RN uma visita à refinaria Clara Camarão, que fica no município de Guamaré. Fátima Bezerra disse ainda que a confirmação definitiva da agenda do presidente no RN será feita na próxima segunda-feira.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Receita apreende mercadorias em Natal

Com o objetivo de coibir o contrabando, o descaminho e a pirataria, a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Natal realizou de terça a quinta-feira desta semana, uma operação de repressão na capital. O trabalho foi feito no centro de distribuição dos Correios e em depósitos de transportadoras rodoviárias de carga.

Como resultado da operação, os fiscais apreenderam videogames tipo Playstation 2 e 3, pentes de memória, receivers, aparelhos leitores de Blu-ray, celulares, pendrives, aparelhos de Global Position System (GPS), Ipads (leitor de livros eletrônicos), teclados musicais, cartões de memória e máquinas fotográficas digitais.

As mercadorias apreendidas, por falta de comprovação da importação legal, estão avaliadas em cerca de R$ 154 mil.  A Receita Federal pretende efetuar, ainda este ano, diversas operações dessa natureza, com o objetivo de inibir o contrabando, o descaminho e a pirataria, em defesa da concorrência leal.

Fonte: Tribuna do Norte

Taxa de frequência escolar do Rio Grande do Norte é a mais baixa do Nordeste

A taxa de frequência escolar do Rio Grande do Norte é a mais baixa dentre os nove estados nordestinos, segundo o IBGE: 31,0%. A taxa no Brasil é de 29,8%, enquanto na Região Nordeste é de 32,9%. O analista do IBGE, Ivanilton Oliveira, disse que nos estudos sobre a escolaridade da população brasileira e, especificamente no Rio Grande do  Norte, investigou-se principalmente a questão da qualidade do conhecimento adquirido nos últimos anos,  principalmente, pela população infanto juvenil, faixa correspondente à chamada educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio).

As evidências estatísticas revelam uma média muito baixa: o brasileiro de 15 anos ou mais de idade , tinha em 2009, (7,5 anos de estudo), na região Sudeste (8,2 anos), Nordeste (6,7 anos) e, no RN, (6,2 anos), ou seja, não concluíram o ensino fundamental obrigatório- direito adquirido constitucionalmente.

Henrique Alves é o sétimo parlamentar mais influente do Congresso

O DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) concluiu nesta sexta-feira o resultado da pesquisa que faz anualmente entre os 100 "Cabeças" do Congresso para a eleição dos 10 parlamentares mais influentes. E o deputado federal Henrique Alves foi o único potiguar a figurar na lista, ocupando a sétima posição. A liderança ficou a cargo do líder de seu partido, futuro vice-presidente da república e amigo pessoal, o deputado federal Michel Temer.

Entre os Nordestino, o líder do PMDB na câmara só não foi melhor votado que o deputado Flávio Dino do PCdoB do Maranhão, ficando à frente do deputado ACM Neto do DEM da Bahia. A região sudeste elegeu quatro, todos de São Paulo. As outras três vagas foram preenchidas por representantes da região Norte.

Do ponto de vista partidário e governamental, os partidos da base de apoio ao Governo levaram vantagem. Foram eleitos três representantes do PMDB e três do PT, além de um do PSDB, um do DEM e um do PCdoB, deixando a situação com oito vagas contra duas da oposição.

Dos dez eleitos, três concorrem à reeleição para a Câmara (Cândido Vaccarezza, Henrique Eduardo Alves e ACM Neto), dois são candidatos à reeleição para o Senado (Arthur Virgilio e Romero Jucá), um é candidato a vice-presidente da República (Michel Temer), um tem mandato até 2015 (José Sarney), um é candidato a governador (Flávio Dino) e dois não disputam nenhum mandato (Antônio Palocci e José Eduardo Cardozo).

Veja abaixo os "Dez Mais", com suas respectivas votações:

Deputado Michel Temer (PMDB-SP) - 35 Votos

Deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) - 22 Votos

Senador Arthur Virgilio (PSDB-AM) - 21 Votos

Senador José Sarney (PMDB-AP) - 20 Votos

Senador Romero Jucá (PMDB-RR) - 19 Votos

Deputado Flavio Dino (PCdoB-MA) - 18 Votos

Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) - 18 Votos

Deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) - 17 Votos

Deputado Antonio Palocci (PT-SP) - 15 Votos

Deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) - 15 Votos

(Fonte: pontodepauta.com)

Cadáver é estrela de propaganda contra o hambúrguer



Antonio Carlos Prado e Juliana Dal Piva
Revista IstoÉ


Ataque ao hambúrguer


Colesterol, pressão alta, ataque cardíaco. O Comitê de Médicos para Medicina Responsável foi radical nos EUA em seu alerta à população
de Washington: produziu um comercial no qual aparece um cadáver segurando com a mão direita um hambúrguer – o sanduíche está comido pela metade. Ao final vem o slogan “I was lovin’ it” (estava amando tudo isso), referência ao “Amo muito tudo isso”, bordão da marca McDonald’s. Mais: a publicidade mostra aos pés do morto o famoso M.
O McDonald’s emitiu nota considerando o comercial “enganoso e injusto”.

Livro didático direciona alunos para site pornográfico

Antonio Carlos Prado e Juliana Dal Piva
Revista IstoÉ

O governo do Estado de São Paulo deveria ser mais zeloso com o dinheiro público e mais responsável com seus alunos. Livros didáticos de inglês distribuídos pela Secretaria Estadual da Educação para cerca de 15 mil alunos de quatro mil escolas indicam em suas páginas um site de aprofundamento do ensino médio com links para jornais estrangeiros. Ao acessar o endereço eletrônico, no entanto, o que o adolescente encontra é pura pornografia: mulheres lendo notícias em voz alta enquanto se despem. A Secretaria da Educação tentou em vão recolher os livros. A maioria dos alunos os levou para casa.

Varas criminais de Parnamirim são virtualizadas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Isso significa que haverá mais rapidez nas decisões das ações iniciadas naquele juízo a partir de hoje.
As Vara Criminais da Comarca de Parnamirim já estão virtualizadas para os novos processos que forem ajuizados, isso significa que haverá mais rapidez nas decisões das ações iniciadas naquele juízo a partir de hoje.
“Precisamos dar o andamento com a rapidez necessária para que todos tenham seus pleitos resolvidos no menor espaço de tempo, dentro do princípio da razoabilidade da duração do processo”, disse o presidente do TJRN, des Rafael Godeiro, falando sobre as vantagens do processo eletrônico.
A tendência é que, com o tempo, o processo de papel desapareça. O cronograma traçado pela presidência do Tribunal de Justiça é, até o final do ano, virtualizar também todas as varas da comarca de Parnamirim e, até 2012, ter todas as comarcas do Estado trabalhando com o processo eletrônico.

Fonte: Nominuto.com

STF pode derrubar lei do ficha limpa

Começa a ganhar corpo em Brasília a informação de que o Supremo Tribunal Federal (STF) pode derrubar a lei do ficha limpa recentemente aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Dos dez juízes em exercício no STF, já que Eros Grau pediu aposentadoria e jnão está mais na corte, apenas quatro defendem abertamente a proibição de candidaturas de quem está em dívida com a Justiça - Ricardo Lewandowski (também presidente do Tribunal Superior Eleitoral), Carmen Lúcia, Joaquim Barbosa e Carlos Ayres Brito.
Desses quatro, no entanto, Joaquim Barbosa está de licença médica e certamente não participará de uma provável votação sobre o tema.
Os outros seis ministros do STF - o presidente César Peluso, Gilmar Mendes, Celso de Mello, Ellen Gracie, Antonio Dias Toffoli e Marco Aurélio Mello - não tornaram públicas suas posições, mas privadamente têm revelado que tendem a declarar a inconstitucionalidade da lei do ficha limpa. O que mais pesa, e que deve ser levado em conta pelos ministros, é o princípio da presenção de inocência. Em abril do ano passado, por exemplo, o decano do tribunal, Celso de Mello, foi o relator de uma ação pedindo a proibição do registro de candidatos enrolados na Justiça e votou contra. Em seu voto, ele registrou: "Não podemos desconhecer que o sistema constitucional brasileiro, além de não admitir condenações judiciais com base em prova nenhuma, também não legitima nem tolera decretos condenatórios apoiados em elementos de informação unilateralmente produzidos pelos órgãos de repressão penal e ou por autores de ações civis de improbidade administrativa".
Portanto...
Portanto, minha gente, é bem possívelo - e provável - que o Congresso e os governos estaduais de 2011 em diante estejam repletos de fichas sujas.

Luis Fausto - Portal nominuto.com

Frase

"Não se esquece nada mais devagar do que uma ofensa; e nada mais rápido do
que um favor."[ Martín Luther King ]

Vítima de assalto usa faixa para pedir compreensão ao bandido em BH

Olha a que ponto chegou a falta de segurança em nosso país.
Clique no link abaixo e veja a reportagem.

http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/vitima-de-assalto-usa-faixa-para-pedir-compreensao-ao-bandido-em-bh-20100918.html

Teste seu cérebro


Você é capaz de decifrar o texto abaixo?
 
 
*De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não
ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa
iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto
pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
 
 
Essa é uma ideia que pode ser bem aproveitada pela criptografia!

Você sabia?

Potiguar ou potiguara é o nome de uma grande nação tupi que habitava a região litorânea do que hoje são os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Em tupi quer dizer "comedor de camarão". Vários descendentes da tribo dos potiguares adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão, sendo o mais famoso deles o combatente Felipe Camarão, e sua esposa, Clara Camarão.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Potiguar

Teste seu cérebro

Conte rápido quantas letras "F" existem no texto abaixo:

FINISHED FILES ARE THE RE-
SULT OF YEARS OF SCIENTIF-
IC STUDY COMBINED WITH THE
EXPERIENCE OF YEARS

Contou? Somente leia abaixo após ter contado os "F".

Quantos? 3... Talvez 4?

Errado, são 6 (seis) - não é piada!

Volte e leia novamente!


A explicação está abaixo...

O cérebro não consegue processar a palavra "OF".
Loucura, não?
Quem conta todos os 6 "F" na primeira vez é um "gênio".
3 é normal, 4 é mais raro, 5 mais ainda, 6 quase ninguém.

Você sabia?


Toda a Ásia Menor (que hoje é o país da Turquia e ocupa uma área de aproximadamente 800.000 km2) foi evangelizada em apenas 2 anos (Atos 19.10), durante a Terceira Viagem Missionária do Apóstolo Paulo.
Essa área é maior do que a soma da área de 7 dos Estados do Nordeste do Brasil (Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Alagoas e Sergipe).

Bens particulares de sócio podem ser alcançados na Justiça do Trabalho

Na Justiça do Trabalho, os bens particulares do sócio respondem pelas dívidas trabalhistas da empresa. Esse é o entendimento da Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que reconheceu a “responsabilidade subsidiária” de sócio da massa falida da Soletur - Sol Agência de Viagem e Turismo Ltda. no pagamento de débitos trabalhistas.
Essa responsabilidade foi inicialmente reconhecida pelo juiz de primeiro grau, mas retirada posteriormente pelo Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região (RJ). Para o TRT, “não existe um único texto legal que determine, de forma textual, a desconsideração da personalidade jurídica com base no puro e simples fato de ser uma pessoa sócia, ou acionista, da empresa”.
Ainda de acordo com o Regional, o comprometimento dos sócios só ocorreria, caso tivessem "dissolvido irregularmente a sociedade ou agido com excesso de poderes”. No entanto, esse não foi o entendimento da Sexta Turma do TST, que acatou o recurso do trabalhador, com o objetivo de reconhecer a responsabilidade do sócio na dívida trabalhista.
O ministro Maurício Godinho Delgado, relator do processo na Turma, ressaltou que na Justiça do Trabalho os bens particulares do sócio devem responder pelas dívidas trabalhistas. Isso com base no artigo 592, II, do CPC, da teoria da desconsideração da personalidade jurídica, derivada do artigo 2 da CLT e do “princípio justrabalhista especial da despersonalização da figura jurídica do empregador”. Ele acrescentou que “admite a ordem jurídica, em certos casos – de que a falência é um exemplo – a responsabilidade do sócio pelas dívidas societárias”, em conformidade com o artigo 28 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).
Assim, a Sexta Turma do TST restabeleceu a sentença do juiz de primeiro grau que condenava o sócio da Soletur a responder pelas dívidas trabalhistas da empresa. (RR – 2400-18.2003.5.01.0005)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Superior do Trabalho

Doméstica grávida demitida sem motivo tem direito ao salário-maternidade

Patrão foi condenado a pagar indenização correspondente ao salário-maternidade à empregada doméstica gestante demitida sem justa causa. De acordo com a Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que acatou recurso da trabalhadora, ela ficou impedida de gozar a licença-maternidade com a dispensa imotivada, o que lhe garantiria o direito à indenização.
Originalmente, o juiz de primeiro grau condenou o patrão no pagamento referente ao salário-maternidade. Mas a decisão foi alterada pelo Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região (SP), que excluiu o pagamento no processo. De acordo com o TRT, o salário-maternidade “será suportado pela Previdência Social enquanto a trabalhadora mantiver sua condição de segurada, ou seja, até 12 meses após a rescisão do contrato de trabalho à luz do art. 15, II, da Lei 8.213/91.”
Descontente, a empregada interpôs recurso de revista no TST. O ministro Mauricio Godinho Delgado, relator do processo na Sexta Turma, acatou os argumentos da doméstica e reformou a decisão para restaurar a sentença do juiz de primeiro grau.
Para o ministro, a demissão sem justa causa, durante o período de gestação, retirou da empregada doméstica “o gozo da licença-maternidade, razão pela qual (o patrão) deve arcar com a indenização substitutiva”. O relator destacou ainda que “o salário-maternidade é assegurado à categoria das empregadas domésticas (art. 7º, parágrafo único, CF).” (RR–79440-78.2005.5.02.0005)”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Superior do Trabalho

Vara de Mossoró arrecada mais de R$ 1 mi em apenas um acordo

A 3ª Vara do Trabalho de Mossoró está se destacando durante os primeiros dias da Semana Regional de Conciliação. Na manhã desta terça-feira (14), foi acordada, em uma única audiência, a quantia de R$ 1.150.000,00.
O montante faz parte de uma ação indenizatória, originária em 2005.
Fonte: Ascom - TRT/21ª Região

Semana de conciliação do TRT da 21ª Região

Parcial aponta arrecadação de R$ 7,5 mi na Semana de Conciliação
A Semana Regional de Conciliação do TRT da 21ª Região encerrou suas atividades nesta sexta-feira (17) com um resultado parcial que aponta para uma arrecadação de R$ 7,5 milhões. No total, foram realizadas 2.079 audiências e homologados 1038 acordos, o que representa uma taxa de resolutividade de 50%.
Os trabalhos se iniciaram na segunda-feira (13), nas 18 varas do trabalho do estado e na Central de Apoio à Execução (CAEX). A parcial mostra que 4.162 pessoas foram atendidas por uma média diária de 16 magistrados, 14 conciliadores e 46 colaboradores. O evento ainda conseguiu arrecadar mais de R$ 455 mil para a Previdência Social e cerca de R$ 20,5 mil de imposto de renda.

Fonte: Ascom - TRT/21ª Região

Prazo para tirar 2ª via do título eleitoral termina na próxima quinta-feira

As pessoas que perderam o título eleitoral tem até a quinta-feira (23) para tirar a segunda via do documento. Nestas eleições, para ter direito ao voto, será preciso apresentar, além do título, documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade, de trabalho, de motorista, por exemplo).
Neste fim de semana, haverá plantão nos cartórios eleitorais do Distrito Federal (DF) e de pelo menos oito estado: Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Bahia, Paraná, Ceará, Pernambuco e Pará.
A segunda via do título deverá ser pedida no cartório onde o eleitor está inscrito. É preciso ainda estar em dia com a Justiça Eleitoral.
Os eleitores podem ainda pedir a reimpressão do título. Nesse caso, não é preciso comprovar quitação com a Justiça Eleitoral. Podem pedir a reimpressão do título os eleitores que já estavam cadastrados até o dia 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.

Horário de verão começa dia 17 de outubro

O horário de verão poderá proporcionar ao país uma redução de cerca de 5% no consumo de energia durante o período em que os relógios estarão adiantados em uma hora. Nos últimos dez anos, a adoção da medida proporcionou uma redução média de 4,7% na demanda por energia no horário de maior consumo, segundo o Ministério de Minas e Energia.
O próximo período do horário de verão vai de 17 de outubro próximo a 20 de fevereiro de 2011.

Projeto do Estádio das Dunas, em Natal, para a Copa 2014

Político sem cadeia por pelo menos 15 dias

Faltando apenas 15 dias para as eleições, a partir de hoje nenhum candidato, membro de mesa receptora e fiscal de partido podem ser detidos ou presos.
A prisão só pode acontecer em caso de flagrante delito.
Ou seja, se o candidato estiver com o bolso cheio da mufunfa ou "na mala preta", pulverizando a mão de cabos eleitorais etc., pode terminar em "cana". 

Transcrito do blog do Carlos Santos

Educação - Nordeste está 10 anos atrás do Sudeste no ensino médio

Em 2009, a proporção de jovens de 15 a 17 anos no Nordeste que frequentavam a série adequada para sua idade era inferior à registrada no Sudeste dez anos antes, diz o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Apenas 39,2% dos adolescentes nessa faixa etária estavam no ensino médio; no Sudeste, eram 60,5% em 2009 e 42,1% em 1999.
Para o IBGE, a desigualdade regional na educação é preocupante. "Mesmo com todas as melhoras sociais, a educação avança devagar", diz Ana Lucia Saboia, gerente de Indicadores Sociais.
Segundo o IBGE, espera-se que a educação evolua mais lentamente, pois ela depende de políticas públicas nas diversas esferas de governo e do tempo necessário para que os ciclos sejam concluídos pelos alunos.
José Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais, pondera que o indicador que mede a adequação à série depende das outras fases de escolarização.
"Esse indicador é muito exigente. Para que se esteja com 15 anos no ensino médio não pode ter havido nenhum problema na vida: atraso no ingresso, repetência ou abandono da escola."
Conforme o especialista, ainda há um "estoque de problemas a resolver" até que a disparidade diminua."Existe um percurso a seguir. Cuidar do acesso, da permanência na escola e da conclusão dos ciclos de ensino. E também do aprendizado, da qualidade do que se aprendeu."
Fonte: Folha de São Paulo - 18/09/2010.

Nunca desista

Rochas magníficas

Brimham Rock - Inglaterra

Descanse em Deus


O único sobrevivente de um naufrágio foi parar em uma pequena ilha desabitada, fora de qualquer rota de navegação.
Ele orava fervorosamente pedindo a Deus para ser resgatado, mas os dias passavam e nenhum socorro vinha.
Mesmo exausto, ele construiu um pequeno abrigo de madeira para que pudesse se proteger do sol, da chuva e de animais e para guardar seus poucos pertences.
Um dia, saiu em busca de algum alimento e, quando voltou, encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça.
Terrivelmente desesperado e revoltado, ele gritava chorando:
- O pior aconteceu! Perdi tudo! Deus, por que fizeste isso comigo? Chorou tanto, que adormeceu, profundamente cansado.
No dia seguinte bem cedinho, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.
- Viemos resgatá-lo, disseram.
- Como souberam que eu estava aqui ? Perguntou ele.
- Nós vimos o seu sinal de fumaça!
É comum sentirmo-nos desencorajados e até desesperados quando as coisas vão mal.
Mas Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento.
Romanos 8:28 "E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

Direito - aprenda a diferença entre furto e roubo

Costumeiramente as pessoas usam a expressão "roubo" querendo referir-se a "furto".
Conheça a diferença.
A definição para furto, no Código Penal (art. 155) é "subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel".
O roubo, por sua vez, é definido como "subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência" (art. 157 do Código Penal).
A diferença, portanto, é que no furto o dono da coisa não percebe a ação do delinquente, enquanto que no roubo a vítima sofre grave ameaça ou violência ou fica impossibilitado de resistir.
Portanto, se o objeto foi retirado da sua bolsa, sem você perceber, ou você deixou em algum lugar e alguém pegou, ocorreu furto e não roubo.

Definitivamente, educação não é prioridade para os nossos políticos

Corpo de Bombeiros interdita CAIC do Belo Horizonte e 602 alunos ficarão sem aulas

Após o fim do prazo de 30 dias dado pelo Corpo de Bombeiros para que fosse realizada a reforma na estrutura do Caic do bairro Belo Horizonte, a escola foi interditada na manhã de ontem, 17, e a partir de segunda-feira, 20 de setembro, as atividades no local estarão suspensas. Os 602 alunos da Escola Estadual Monsenhor Francisco de Sales Cavalcanti, que funciona no Caic, ficarão sem aulas, conforme informou o diretor da escola, José Pereira.
O diretor conta que a equipe do Corpo de Bombeiros esteve na escola verificando quais as providências que tinham sido tomadas e as que não foram cumpridas durante o prazo de um mês. O Corpo de Bombeiros realizou a interdição no período da manhã. No entanto, permitiu que as atividades tivessem continuidade para que a direção pudesse comunicar o fato aos alunos e professores. De acordo com José Pereira, na segunda-feira a equipe deve retornar ao prédio para colocar o lacre de interdição e apenas o corpo administrativo e a segurança terão acesso ao prédio.
De acordo com o responsável pelo Corpo de Bombeiros, major Franklin Araújo, se a interdição não for respeitada estará sendo cometido crime de desobediência. "Tudo que está dentro da estrutura física do Caic foi interditado", afirma o responsável pelo Corpo de Bombeiros de Mossoró, major Franklin Araújo. Ele explica que, assim que as medidas determinadas pelo Corpo de Bombeiros forem cumpridas, o local será liberado.
José Pereira comenta que a direção já sabia das dificuldades, já que, se desde sua criação nenhuma reforma foi feita, seria difícil que o problema fosse resolvido em 30 dias. O diretor informa que a situação já foi comunicada à 12ª Diretoria Regional de Educação e Desportos (12ª DIRED) e à Secretaria de Educação, para que sejam adotadas as providências referentes ao alunado, tendo em vista que faltam apenas três meses para o término do ano letivo.
José Pereira informa que o engenheiro civil da Secretaria do Estado também esteve ontem na escola e mencionou que acredita que se os encaminhamentos forem feitos será possível conseguir iniciar a obra logo. "Eu estou muito otimista", diz o diretor, que acrescenta que todos os documentos já foram encaminhados.
A responsável pela 12ª Dired, Célida Linhares, afirma que já comunicou o fato à Secretaria de Educação e está aguardando resposta. Ela menciona que como ontem todas as DIREDs estavam envolvidas coma entrega de notebooks aos professores, a Secretaria deve entrar em contato na segunda-feira.

Transcrito do Jornal Gazeta do Oeste, de 18/09/2010

Ação conjunta do MPF e do MP-RN exige a implantação de no mínimo mais 21 leitos de UTI em Mossoró

A Justiça Federal determinou que até o final deste ano seja aumentado o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública de saúde de Mossoró. A medida resulta de uma ação civil pública proposta pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual em Mossoró (RN), e responsabiliza como réus o município de Mossoró, o estado do Rio Grande do Norte e a União, que devem adotar as medidas necessárias. Para garantir o cumprimento das determinações, a Justiça Federal no RN estabeleceu, ainda, multa diária no valor de R$ 5 mil para cada réu, entre outras penalidades.
De acordo com a ação, há apenas 17 leitos de UTI para atendimento de adultos no município. Entre as determinações da sentença, devem ser instaladas novas unidades dedicadas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), observando a quantidade mínima de nove leitos adicionais para adultos, além de seis de UTI pediátrica e outras seis unidades para atendimento Neonatal. Tal medida deve ser tomada até o final de 2010, ainda que, excepcionalmente, seja necessária a contratação de leitos em hospitais particulares para suprir a demanda.
A sentença obriga ainda o município a adotar a sistemática de uma Central de Gerenciamento de Vagas, com funcionamento em tempo integral. Segundo a decisão, esse estabelecimento deverá ficar responsável pelo controle da ocupação dos leitos de UTI disponíveis para pacientes do SUS, nos diversos hospitais públicos ou privados de Mossoró.
Para médicos que vivem diariamente o drama de atender e operar pacientes gravemente feridos, sabendo que não há UTI disponível para a recuperação destas pessoas, a medida da Justiça Federal veio para suprir ao que chamam de "falta de vontade política e administrativa dos governantes." Ao comentar a decisão judicial, o médico anestesista Ronaldo Fixina disse que "os governantes que temos não sabem nem do que se está falando. Quando um deles precisa de tratamento, vai para São Paulo, ou até ao exterior", ironizou.
No HRTM, que atende às emergências de toda a região, só existem nove UTIs. "O Tarcício Maia precisava ter, no mínimo, o dobro de leitos. Todos os dias fazemos procedimentos cirúrgicos sabendo que não vai ter UTI, e que o paciente não terá chance se não tiver a UTI. É um drama que vivemos todo dia, de segunda a segunda, e a gente não consegue se acostumar", desabafa. 
Transcrito do Jornal "O Mossoroense", de 18/09/2010.

A política chega ao fundo do poço!?

O palhaço Tiririca está fazendo tanto sucesso que foi requisitado para dar uma forcinha para companheiros de partido na Bahia

O humorista cearense Tiririca, cotado para ser um dos candidatos a deputado federal mais votados de São Paulo participará também do programa eleitoral baiano. Tiririca pedirá votos para o médico e deputado federal, Maurício Trindade, candidato à reeleição.
E não para por aí! Tiririca também gravou programas pedindo votos para colegas de Goiás e Amazonas.
Você ainda não teve a oportunidade de ver o programa de Tiririca no programa eleitoral da TV?
Então acesse os links abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=HK4p35wYgXI
http://www.youtube.com/watch?v=EHxmslZ_VcU

Para meditar

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deus seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça. Mas tenha a vida eterna." João 3.16

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Faça o teste

Faça o teste

Encontre o C, é um bom exercício para os olhos.

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOCOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

 Já que encontrou o C, encontre o 6.

99999999999999999999999999999999999999
99999999999999999999999999999999999999
99999999999999999999999999999999999999
99996999999999999999999999999999999999
99999999999999999999999999999999999999
99999999999999999999999999999999999999

 Encontrado o 6, encontre agora o N. Este é difícil.

MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMNMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

Esta não é uma brincadeira. Se você passou nos testes, gire sua chave
de ignição e cancele a sua visita anual ao oftalmologista e ao
neurologista (alzheimer)

Medida que pode ajudar a coibir os furtos de celulares

Agora, com esta história do 'Chip', o interesse dos ladrões por aparelhos celulares aumentou. É só ele comprar um novo chip por um preço médio de R$30,00 em uma operadora e o instalar no aparelho furtado. Com isso, está generalizado o furto de aparelhos celulares.
Segue então uma informação útil que os comerciantes de celulares não divulgam. Uma espécie de vingança para quando furtarem celulares.
Para obter o número de série do seu telefone celular (GSM), digite *#06#. Aparecerá no visor um código de algarismos. Este código é único!!! Escreva-o e conserve-o com cuidado!!!
Se furtarem seu celular, telefone para sua operadora e informe este código. O seu telefone poderá então ser completamente bloqueado, mesmo que o ladrão mude o 'Chip'. Provavelmente não recuperarão o aparelho, mas quem quer que o tenha furtado não poderá mais utilizá-lo.
Se todos tomarem esta precaução, imagine, o furto de celulares se tornará inútil. Envie isto a todos e anote o seu número de série!!!

Isto é que é ser solidário...

Através do caminho


Impossível atravessar a vida ...
Sem que um trabalho saia mal feito,
sem que uma amizade cause decepção,
sem padecer com alguma doença,
sem que um amor nos abandone,
sem que ninguém da família morra,
sem que a gente se engane em um negócio.

Esse é o custo de viver.
O importante não é o que acontece,
mas, como você reage.
Você cresce...
Quando não perde a esperança, nem diminui a vontade, nem perde a fé.
Quando aceita a realidade e tem orgulho de vivê-la.
Quando aceita seu destino, mas tem garra para mudá-lo.
Quando aceita o que deixa para trás, construindo o que tem pela frente e planejando o que está por vir.
Cresce quando supera, se valoriza e sabe dar frutos.
Cresce quando abre caminho,

assimila experiências...
E semeia raízes….
Cresce quando se impõe metas,
Sem se importar com comentários, nem julgamentos quando dá exemplos, sem se importar com o desdém, quando você cumpre com seu trabalho..
Cresce quando é forte de caráter,
sustentado por sua formação,

sensível por temperamento...
E humano por nascimento!
Cresce quando

enfrenta o inverno mesmo que perca as folhas,
colhe flores mesmo que tenham espinhos e
marca o caminho mesmo que se levante o pó.
Cresce quando

é capaz de lidar com
residuos de ilusões,
É capaz de perfumar-se com flores...
E se elevar por amor!
Cresce quando é forte de caráter,
sustentado por sua formação,

sensível por temperamento...
E humano por nascimento!
Cresce quando

enfrenta o inverno mesmo que perca as folhas,
colhe flores mesmo que tenham espinhos e
marca o caminho mesmo que se levante o pó.
Cresce quando

é capaz de lidar com
residuos de ilusões,
É capaz de perfumar-se com flores...
E se elevar por amor!
Cresce ajudando a seus semelhantes,
conhecendo a si mesmo e

Dando à vida, mais do que recebe.
E assim se cresce...

Susana Carizza