sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pessoas de classe social inferior têm melhor desempenho ao interpretar emoções

Classe baixa reconhece melhor emoções alheias

por Redação Galileu
Um estudo feito pelas faculdades de São Francisco, Berkeley e Toronto mostra que, mesmo com melhores condições de educação, oportunidades de emprego e estabilidade financeira, pessoas de alta classe social não reconhecem bem emoções alheias.
A inspiração para a pesquisa surgiu quando os cientistas perceberam que, para pessoas de classes baixas, o sucesso depende mais em quanto eles podem contar com outros indivíduos – por exemplo, alguém que não pode pagar uma creche precisa confiar nos vizinhos para cuidar de seus filhos.
O experimento incluiu testes de percepção através de imagens de rostos com diferentes emoções. Os resultados mostraram que as pessoas de classe social baixa se saíram melhor do que as de classe alta. Segundo os pesquisadores, a explicação pode estar no fato de que pessoas mais socialmente favorecidas conseguem resolver maior parte de seus problemas sozinhas, sem precisar depender dos outros. Além disso, a pesquisa também revelou que, quando as pessoas se sentiam num nível social inferior, as pessoas tinham melhor desempenho ao interpretar emoções alheias. Isso mostra que não é a classe social em si que determina a atuação das pessoas, mas sim o contexto em que elas estão em dado momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário