quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pesquisa em 22 países aponta brasileiro como segundo povo mais otimista

da BBC Brasil

Um levantamento realizado por um instituto de pesquisas americano aponta que os brasileiros estão divididos em sua avaliação sobre as condições gerais do país, embora sejam uma das populações mais otimistas entre os 22 países avaliados.
De acordo com a pesquisa, conduzida pelo Pew Research Center, 50% dos brasileiros estão satisfeitos com a situação geral do país, enquanto 49% se disseram insatisfeitos.
Mesmo assim, o Brasil tem a segunda população mais otimista entre os países avaliados, perdendo apenas para a China, onde 87% das pessoas se mostraram satisfeitas.
A economia parece ser um dos maiores motivos para o otimismo da população brasileira.
Segundo o levantamento, 62% dos brasileiros acham que a situação econômica nacional é boa, 75% acreditam que a economia do Brasil vai melhorar e 76% creem que o governo está fazendo um bom trabalho na área.
Preocupações
O levantamento também indica quais são as principais preocupações dos brasileiros.
Segundo o estudo, 85% dos pesquisados apontaram as drogas como um problema muito grave no país.
Em seguida, entre os mais citados como problemas graves, aparece a criminalidade (citada por 83%), os políticos corruptos (79%), a desigualdade social (66%), a poluição (62%), as doenças infecciosas (58%) e os problemas econômicos (53%).
Entre os líderes políticos citados na pesquisa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a maior aprovação: 78% dos entrevistados dizem ter muita ou alguma confiança nele.
O pior índice é o do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com apenas 13% dos entrevistados afirmando terem alguma confiança nele.
Já o presidente americano, Barack Obama, tem a confiança de 56% dos brasileiros.
Brasil como potência
Segundo o Pew Research Center, 84% da população acha que Lula tem uma influência positiva sobre a situação atual do Brasil.
Já 53% dos brasileiros entrevistados acreditam que o país se tornará uma potência global um dia.
Entre os brasileiros entrevistados, 62% têm uma opinião favorável sobre os Estados Unidos, contra 29% cuja opinião é desfavorável.
Já a China é vista com bons olhos por 52% dos brasileiros, contra 34% que têm uma visão negativa do país.
Quanto ao programa nuclear do Irã, 65% dos brasileiros se mostram favoráveis a sanções mais fortes contra o governo de Mahmoud Ahmadinejad, enquanto 54% aprovam uma intervenção militar no país.
Foram entrevistados para a pesquisa mil brasileiros entre os dias 10 de abril e 6 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário