sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Saiba como é medida a audiência da TV


Quem nunca se pegou trocando de canal imaginando para qual emissora gostaria de dar audiência?

Mas saiba que não é do seu televisor e nem da sua casa que vem a pontuação!

Ao contrário do que muitos pensam, o medidor de audiência não está embutido nas televisões. Ele é um aparelho chamado Peoplemeter (medidor de pessoas), que se assemelha a um decodificador de TV a Cabo e possui um sistema que identifica em qual canal a TV está sintonizada, o horário, quando foi ligada e desligada, quanto tempo permaneceu em cada canal e quem é a pessoa que está assistindo. Essas informações são enviadas para a central do IBOPE, que gera relatórios a partir dos dados colhidos.

Aposto que você está se perguntando como ele consegue saber tudo isso?

O IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) faz um cálculo de amostragem e seleciona casas que tenham um perfil que represente os tipos de famílias brasileiras. Essas famílias são convidadas a participar da pesquisa e, as que aceitam, recebem um técnico que instala o Peoplemeter na casa. No controle remoto, cada pessoa tem um botão que vai identificar quem está trocando o canal naquele momento. Por exemplo, a mãe foi cadastrada no botão número 1. Então, todas as vezes que ela for assistir TV deverá apertar o número 1 e o sistema entenderá que é ela quem está mudando de canal.

Com base nessas amostras, eles calculam estatisticamente a audiência do Brasil inteiro. Ou seja, somente as casas que são escolhidas nessa amostra é que registram os pontos de audiência.

Você deve achar estranho, né? Afinal, nunca conheceu ninguém que tivesse um Peoplemeter em casa. Isso é porque faz parte do contrato não divulgar a ninguém que estão participando da pesquisa, para que os veículos de comunicação não influenciem os resultados, pois as pessoas não são remuneradas por essa colaboração.

É assim em todos os lugares?

Apenas o Brasil, a Argentina e o Chile possuem a medição em tempo real e, ainda assim, São Paulo é a única capital brasileira com essa tecnologia porque transmite os dados por ondas de celular. Nas outras localidades, os resultados são recolhidos através do sistema de telefonia a cabo, e os resultados processados e enviados no dia seguinte.

O IBOPE é a única empresa que atua dessa forma e está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário