quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Governadores do PSB querem CPMF de volta

Deu no Estado de São Paulo

Governadores eleitos do PSB defenderam, nesta quinta-feira, 4, que a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) estude uma fonte de financiamento para a Saúde, como a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, a CPMF.

"É um sacrifíciozinho muito pequeno para cada brasileiro em nome de um grande número de brasileiros que precisa dos serviços de saúde e precisa que esses serviços sejam de qualidade", disse o governador eleito do Ceará Cid Gomes.

"Defendemos que há necessidade de recursos específicos para a Saúde. Esperamos A aprovação da emenda 29 e da CSS", completou Cid Gomes.

Ele se refere à emenda que obriga União, Estados e Municípios a investirem respectivamente 10%, 12% e 15% da arrecadação em saúde. CSS é a sigla de Contribuição Social da Saúde, com alíquota de 0,10% sobre as movimentações financeiras para custear gastos com a saúde pública.

Ambos os projetos esperam aprovação do Congresso Nacional.

O presidente nacional do PSB, e governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos reclamou do "subfinanciamento da saúde". Pelos cálculos dele, o subfinanciamento do setor chega a R$ 51 bilhões.

"Essa é uma questão que está na ordem do dia. Se precisar ser em parte ou totalmente a CPMF vamos fazer isso, porque depois que baixou a CPMF não vi cair o preço de nada", disse Eduardo Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário