sábado, 30 de outubro de 2010

Robô salva-vidas começa a ser usado em praia da Califórnia

Malibu já usa máquina que pode nadar até 12 vezes mais rápido que humano

por Redação Galileu
O robô salva-vidas não se parece em nada com robôs tradicionais. Ele mede apenas 30 centímetros e seu formato se assemelha ao de um barco. A máquina recebeu o nome feminino de Emily (Emergency Integrated Lifesaving Lanyard).
   Divulgação

Criada para se locomover na água com mais agilidade do que bons nadadores, a máquina pode "nadar" até doze vezes mais rápido que um humano. Ela atinge uma velocidade de 38 km/h graças a um motor de propulsão parecido com os motores usados em jet-skis.
Com um simples controle remoto, Emily pode ser guiada ao local de forma remota até o local do afogamento. A ideia de seus fabricantes é que o afogado se segure no robô, que também serve como boia, e ele guie o caminho de volta até a praia.
Desenvolvido pela empresa Hydronalix, Emily custa US$ 3.500 (R$ 5.900) e pode aguentar várias pessoas agarradas à sua estrutura. Além de servir como apoio aos banhistas, o robô utiliza um sistema de sonar para criar mapas 3D do ambiente ao redor e é capaz de identiticar barulhos de pessoas em perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário